Buscar
  • tognellabaterias

A IMPORTÂNCIA DA BATERIA DE QUALIDADE NA SEGURANÇA DO MOTOCICLISTA




A IMPORTÂNCIA DA BATERIA DE QUALIDADE NA SEGURANÇA DO MOTOCICLISTA

Há quem prefira as motos por se locomoverem mais facilmente nas grandes cidades, há quem seja apaixonado pela sensação de liberdade que ela provoca. Ao mesmo tempo, ter uma motocicleta significa cuidado redobrado com a segurança do condutor e principalmente daqueles em seu entorno.

Todo amante da vida sobre duas rodas conhece o bônus e o ônus de ter uma moto. Neste texto, falaremos sobre novas tecnologias que prometem solucionar muitas dessas questões relativas à segurança e sobre como a escolha de uma bateria motociclística de qualidade pode promover o completo funcionamento de todo o veículo.

O futuro está aqui.

Algumas montadoras já apresentaram ao mercado suas expectativas no meio motociclístico para os próximos anos, prometendo muito mais segurança e avançadas tecnologias, que vão desde motos que não tombam a motos que voam.

A KTM e a Ducati apresentaram os novos recursos que suas motos efetivamente receberão a partir de 2020. As motocicletas irão contar com modernos sistemas que prometem solucionar problemas comuns no trânsito, como o sistema de alerta de ponto cego, de risco de colisão frontal e traseira e também controladores de velocidade de cruzeiro adaptativo, tecnologia conhecida como ACC.

Essas inovações já são vistas em alguns automóveis, mas é a primeira vez que serão implementadas em motocicletas.

Todos os equipamentos para ambas as montadoras serão desenvolvidos pela Bosch, que alega ter como meta reduzir consideravelmente os acidentes envolvendo motos. Segundo a própria Bosch, estatísticas apontam que a maior parte dos casos está relacionado à perda de controle da moto e colisão com outros veículos, e reforçam ainda que, entre 10 acidentes, 9 são causados por falha humana.

Ou seja, a tecnologia caminha ao encontro da resolução dos principais problemas relacionados à segurança enfrentados diariamente pelos condutores.

Para o completo funcionamento de cada um desses modernos sistemas, é importante investir em uma bateria de motocicleta que seja compatível não apenas com o modelo e cilindrada do veículo, mas que forneça a energia necessária para alcançar a máxima potência sem sobrecarregar outros equipamentos e acabar gerando curto circuitos, que podem queimar ou danificar permanentemente sua moto.  

Tecnologia à vista. Como funciona?

Algumas motocicletas de alta cilindrada já contam com freios ABS, tecnologia obrigatória nos automóveis, que agora pode ser encontrada também em motos de menores cilindradas, mais populares, o que já acontece, inclusive, com scooters de vários modelos e marcas. O sistema ABS funciona acionando os freios de forma combinada nas duas rodas ao mesmo tempo, o que contribui para que ela se mantenha equilibrada e não tombe.

A tecnologia antiwheeling promete oferecer um complemento de segurança nos freios, tendo em vista que sua função é evitar que a roda traseira da moto levante durante frenagens de emergência.

Outra tecnologia interessante é a implementação de Unidade de Medição Inercial, ou IMU, que funciona como um engenheiro da moto, responsável por calcular a partir da velocidade e inclinação a melhor forma de utilizar os sistemas eletrônicos e distribuir a energia da bateria motociclística de forma mais assertiva.

Talvez a novidade mais importante seja o “Alerta de Ponto Cego”, em que um alerta é enviado ao condutor de forma visual ou sonora, ainda não definida pelas montadoras.

Todas essas tecnologias foram criadas visando uma única coisa: segurança. Para garantir que todo o processo mantenha-se 100% seguro, é necessário uma base sólida proporcionada por uma bateria motociclística de altíssima qualidade, durável, com elevada capacidade de carga e potência.

As baterias fabricadas pela ERBS têm como principal preocupação a segurança dos usuários e da população, por isso são testadas inúmeras vezes em diferentes níveis de energia. Independente das tecnologias em uso serem novas ou antigas, uma bateria motociclística de qualidade evita danos ao veículo e atua principalmente na prevenção de acidentes.

Assim como as montadoras, a ERBS também investe pesado em tecnologia, o que torna nossas baterias as mais compatíveis do mercado quando o assunto é operacionalização e implementação de novas motos.  


8 visualizações

Gustavo Tognela Baterias

©2020 por Tognela Baterias.