Buscar
  • tognellabaterias

COMO INSTALAR BATERIAS DE MOTO.



INSTALAÇÃO DE BATERIA DE MOTO

Sua moto está com a bateria fraca e você precisa fazer a troca mas não sabe como? Fique tranquilo, pois é muito fácil e rápido. Veja nossas dicas e o vídeo abaixo:

Alguns cuidados antes de começar:

Antes de começar, você deve ter em mãos o manual da bateria, pois isso facilita todo o seu trabalho. Certifique-se que a bateria é a mesma recomendada pelo fabricante de sua moto e se todas as especificações condizem com as do manual. Caso tenha dúvidas, confira a bateria indicada para a sua moto clicando aqui.

INSTALAÇÃO DE BATERIA MOTOCICLÍSTICA:

1 – Verificar se a nova bateria é indicada pelo fabricante para esta aplicação.

2 – Verifique o Manual de Proprietário do Veículo referente aos cuidados e procedimentos para essa operação. Algumas motos necessitam de uma fonte auxiliar de energia para não perder a configuração da sua central eletrônica.

3 – Teste a voltagem da bateria, se está for superior a 12,50V passe para o passo 7, caso contrário seguir a risca os procedimentos 4 a 6.

4 – Recarregar a bateria de acordo com as normas indicadas pelo fabricante, quanto à corrente utilizada e o tempo.

5 – Esperar 2 horas para estabilização da voltagem e esfriamento desta.

6 – Testar novamente a voltagem da bateria. Esta deve ser superior a 12,50V.

7 – Desligue a ignição e os faróis da moto.

8 – Caso o veículo necessite, conectar a fonte auxiliar de energia em seus terminais, tomando muito cuidado para não inverter a polaridade neste momento.

9 – Desconecte primeiramente o cabo negativo, e em seguida, desconecte o cabo positivo. Marque os terminais, de modo que você possa identificá-los quando for reconecta-los. Tenha muita atenção para não inverter essa sequência, para não causar curtos circuitos.

10 – Retire o fixador da bateria antiga e a remova.

11 – Limpe os terminais dos cabos e da bateria. Isto pode ser feito utilizando-se uma escova de aço ou latão e água quente.

12 – Coloque a bateria em seu suporte e fixe-a firmemente, utilizando o dispositivo de fixação do veículo. Obs: uma bateria mal fixada apresenta uma drástica redução na sua vida útil.

13 – Conecte o cabo positivo do veículo ao polo positivo da bateria, tomando muito cuidado para não inverter essa conexão, pois poderá danificar o sistema elétrico do veículo.

14 – Conecte o cabo negativo do veículo ao polo negativo da bateria e se necessário, remover a fonte auxiliar de energia.

15 – Passe um pouco de vaselina ou graxa nos terminais da bateria e do veículo, para protegê-los contra futura oxidação.

16 – Ligue o veículo e teste o funcionamento do sistema elétrico.

10 visualizações

Gustavo Tognela Baterias

©2020 por Tognela Baterias.